sábado, 18 de outubro de 2008

Évora está suja

q-lixo3
q-lixo1

Évora está suja porque:

a) Quem tem obrigação de a limpar não a limpa com a devida regularidade e de forma conveniente?

b) Os eborenses a sujam?

c) Há um subdimensionamento ou uma desadequação dos contentores e receptáculos para recolha do lixo?

d) Todas as anteriores?

Por razões óbvias, a resposta correcta é a d): todas as anteriores.

q-DSC02280

É um facto que há por aí muito boa gente que não percebe algumas coisas básicas. Quando acondicionamos o lixo para posterior depósito, temos que ter em consideração a dimensão da «boca» do contentor. Não acredito que em todos os casos aqui exemplificados, o problema esteja no facto de não se poder decompor em unidades mais pequenas o lixo doméstico. Há por aí muito descuido e falta de civismo/educação. Por outro lado, o papel e o cartão, por exemplo, podem e devem ser recolhidos pelos serviços da Câmara ou, em alternativa, depositados em contentores próprios (os azuis), não sendo adequado depositá-los na rua, a céu aberto.

q-lixo2

Mas também é verdade que existem zonas da cidade com contentores insuficientes e outras com excesso de «oferta». Assim como se revela uma verdadeira epopeia o agendamento de recolha de cartão/papel (experimentem ligar para a CME e poderão verificar a «simpatia» e «disponibilide» do pessoal).

Finalmente, a recolha do lixo – um «dirty job» que alguém tem que fazer – até nem funciona mal. Os problemas que se registam estão directamente relacionados com as horas de recolha (nem sempre as mais «inteligentes») e a rotatividade da mesma.

Seja como for, este é um espectáculo nada atraente e que inquina a imagem da cidade.

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro concidadão, obviamente o seu comentário é no mínimo sectário. Então vejamos:
O lixo é depositado fora dos contentores. É a câmara que tem culpa?
Alguns, poucos papeis e folhas no chão. É a câmara que tem culpa?
Uma papeleira que devia ser usada para serem colocados lixos de pequena dimensão. É a câmara que tem culpa que um "badalhoco" coloque lá o lixo de sua casa por preguiça de se deslocar aos contentores. É a câmara que tem culpa?
Julgo que a cidade de excelencia tem a ver com a ausencia total de obras. Do abandono do centro histórico, com mais um hipermercado.

Não se confundam as coisas e não se metam com os Andrades que nem chegam a ganhar 500 €/mês e são dos poucos que trabalham naquela câmara.
Convido-vos a ir ao bar dos Serviços sociais da câmara para ver aquele pessoal dos escritórios, às 9:15 a tomar o pequeno almoço de 1 hora.

Anónimo disse...

Há alguns anos que, por razões profissionais, passo regularmente em Évora. E há uma coisa que já reparei: essa é uma das cidades mais sujas do país e, desculpem que vos diga, penso que os eborenses são, em grande medida, os grandes responsáveis por isso. É vulgar ver gente atirar papeis para o chão, ver gente a colocar lixo fora dos contentores (já vi um a atirar um saco de lixo pela janela de um carro), os cães passearem e defecarem livremente pelas ruas, etc. etc. Não há Câmara e serviços de limpeza que resistam.

Évora Deluxe disse...

Caro Anónimo das 13:50:

Tive o cuidado de referir, ipsis verbis, "há por aí muito descuido e falta de civismo/educação". Tive o cuidado, logo no início, de referir que as responsabilidades deveriam ser repartidas, quando escrevi "resposta correcta é a d): todas as anteriores".

É óbvio que a CME não tem a culpa exclusiva do que se passa. Nunca o escrevi.

Anónimo disse...

E depois é o Socrates o mestre da propaganda.
Que coisa linda...

Anónimo disse...

O caro anónimo das 09:07H de 20/10 escreveu: "E depois é o Sócrates o mestre da propaganda..."

Tem toda a razão.
O Sócrates não é mestre de coisa nenhuma.
É quase... licenciado!
NP